A abelha é de extrema importância econômica e ecológica para o mundo, sendo essencial para o equilíbrio do ecossistema. Elas estão diretamente associadas à sobrevivência de muitas espécies vegetais e são consideradas os principais insetos responsáveis pela polinização das plantas, garantindo sua sobrevivência e, consequentemente, a alimentação de diversos animais. De grande importância ambiental, as abelhas, além de produzir mel, são responsáveis pela produção de cera, própolis, pólen apícola, entre outros produtos.
Cerca de um terço da produção mundial de alimentos depende diretamente de suas atividades polinizadoras e, entre os polinizadores, as abelhas são as mais eficazes na polinização. Através da polinização das plantas, as abelhas promovem a produção agrícola que garante a segurança alimentar.
É através da polinização que as abelhas contribuem para a economia. As abelhas e outros polinizadores são amplamente reconhecidos por seu importante papel e contribuição para a segurança alimentar e nutricional, agricultura sustentável, saúde ambiental e ecossistema, enriquecimento da biodiversidade e outros aspectos do desenvolvimento sustentável.